segunda-feira, 20 de outubro de 2014

5 DICAS PARA AJUDAR NA TAREFA DE CASA DOS FILHOS



Na hora de levar as tarefinhas para casa, há dúvidas em relação até quando os pais devem interferir. O fato é que o estudo em casa é de imensa importância para obtenção de bons resultados na escola.
O ensino escolar tem que ter o respaldo da família para poder progredir. Desta maneira os pais devem sempre estar próximos no andamento dos filhos na escola e nas responsabilidades que levam para casa.

Veja como ajudar, sem interferir nas lições dos filhos.

1 – Crie um espaço de estudo
O local onde o filho faz as tarefas pode interferir na concentração, por isso reserve um espaço da casa longe da TV e vídeo game. O local deve ser claro e arejado, além da facilidade de ter o material por perto, como livros, lápis e cadernos. Caso a criança tenha seu próprio quarto escolha uma parte em que seja o cantinho de estudo do filho.

2 – Incentive um horário de estudo
Deve-se respeitar o sono e os momentos de brincadeira da criança, de alguma forma ajuda também a criança a relaxar e ter disposição para estudar. Faça um horário dividindo essas atividades. Tente desde o início do ano letivo incentivar o seguimento dessa disciplina. Crianças  que têm escola pela manhã geralmente dormem um soninho à tarde, permita o descanso mas que não afete manter em dia as tarefas.

 3 – Corrija as atividades
Algumas tarefas podem ser revisadas pelos pais. Ao menos que o professor exija que os exercícios vão ser feitos em sala, após a criança finalizar, os pais podem conferir, o que estiver errado pode ser refeito em casa. Muitas crianças erram por falta de atenção, mais do que por não entender o assunto. Caso a criança tenha dificuldade o professor pode ser avisado para revisar a matéria em questão.

 4 – Estudo e diversão podem andar juntos
Algumas atividades podem ser incentivadas com atividades lúdicas. Idiomas podem ser exercitados através decursos online, com jogos e músicas em inglês. Há programas com atividades de matemática cuja explicação faz o aluno brincar e aprender. Faça uso dessas ferramentas principalmente quando a criança não está estimulada para realizar atividades.

5 – Eleve a auto-estima da criança
Elogie cada passo conquistado pelo pequeno estudante, é importante o incentivo em casa. Os erros podem servir de motivo para repetição, explique que até assim ele está aprendendo mais.  Caso haja dificuldade em manter uma disciplina de estudo, sempre prefira a conversa do que a briga pra solucionar a situação.
 
 
Roberta Clarissa Leite é jornalista e radialista pernambucana, trabalhou durante 10 anos em rádios no Recife e agora morando em Praga, escreve textos sobre diversos assuntos para sites na internet. Adora viajar, entrar em contato com novas culturas e divulgar as tradições brasileiras por onde passa, adora fotografia, línguas e poesia.
 
Publicado no Cantinho do Educador Infantil