quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Avaliação no Ensino Fundamental



·        A avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, responsabilidade da Escola, será realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, tendo como um de seus objetivos o diagnóstico da situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular prevista e desenvolvida em cada nível e etapa da escolaridade.
·        A avaliação interna do processo de ensino e de aprendizagem terá por objetivos:
I – diagnosticar e registrar os progressos do aluno e suas dificuldades;
II – possibilitar que os alunos auto-avaliem sua aprendizagem;
III – orientar o aluno quanto aos esforços necessários para superar as dificuldades;
IV – fundamentar as decisões do Conselho de Classe quanto à necessidade de procedimentos paralelos ou intensivos de reforço e recuperação da aprendizagem, de classificação e reclassificação de alunos;
V – orientar as atividades de planejamento e replanejamento dos conteúdos curriculares.
   
·        Os registros para o 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 9 anos ocorrerá da seguinte forma:
I - Por meio de sínteses bimestrais e finais em cada disciplina;
II – As sínteses de resultados serão expressas  em notas graduadas em escala de zero a dez, sendo considerados valores inteiros, sem quebra em decimais e média para aprovação de seis inteiros.
III - Os pais serão informados a respeito do processo de aprendizagem e das dificuldades reveladas pela avaliação através de boletim escolar e fichas individuais que serão entregues em reunião bimestral.